Fundada por Rui Tamura, a marca Café Tamura nasceu em 2008, com o intuito de atender a pequenas encomendas de amigos e familiares que compravam o café produzido na Fazenda Umuarama, localizada em Romaria/MG.
Rui decidiu torrar e embalar o mesmo café que antes era utilizado para exportação e comercializar pequenos lotes. Não demorou muito para que o público compreendesse que aquele café possuía mais qualidade que os tradicionais encontrados no mercado. Grãos selecionados, 100% arábico, da região do Cerrado Mineiro, fizeram com que o Café Tamura atingisse a classificação de café especial, ou seja, cafés que possuem pontuação acima de 80 pontos através da SCAA - Special Coffee Association.
A família Tamura trabalha com cafés a 4 gerações, tendo seu início através da história do patriarca Yoshijiro Tamura, que vivenciou o café através da imigração japonesa no Brasil, trabalhou com compra e vendas de café no Paraná, passando pela geada negra em 1975, na sequência seu filho Luiz Tamura resolveu investir em Minas Gerais, na - hoje conhecida - Região do Cerrado Mineiro e na sequência, Rui Tamura (neto de Yoshijiro) deu continuidade na produção que segue até hoje. Michael Tamura (bisneto) dá continuidade na história da família com o café através da gestão da marca Café Tamura.
A história da família Tamura se assemelha a história de muitas famílias imigrantes que cresceram no Brasil através desta cultura tão apreciada no Brasil e mundo afora.
O Café Tamura hoje trabalha com o selo de origem, onde o grão possui a rastreabilidade da plantação à mesa do consumidor, possibilitando que o cliente rastreie o grão, entenda a origem, ano de colheita, pontuação e outras informações relevantes aos amantes do café, garantindo procedência e qualidade na mesa do consumidor.